Superaquecimento de Peugeot 307 e Citroën C4 Pallas

Assuntos gerais relacionados a carros, fotos, vídeos, flagras, acessórios, VTs, comparação de modelos, novidades do setor automotivo, etc.

Moderador: Moderadores SSsampa

Superaquecimento de Peugeot 307 e Citroën C4 Pallas

Mensagempor ninjaextreme » Dom Ago 03, 2008 11:08 pm

Fonte: Quatro Rodas
Dois modelos franceses com motor 2.0 falham e superaquecem.
Por Waldez Carmo Amorim | foto: Alexandre Battibugli
Imagem
Se você tem um C4 Pallas, dê uma olhada no número de chassi. Se o 12º e 13º algarismos formarem os números 51 ou 52, você pode ter sido premiado com um problema na junta do cabeçote. Segundo proprietários e mecânicos, o primeiro lote de C4 que chegou às concessionárias Citroën, vindo da Argentina, pode apresentar falhas e superaquecimento do motor.

Entre esses premiados está o médico Alberto Mauro Anijar, de Belém (PA), proprietário de um C4 Pallas 2007. Desde que comprei o carro, ele apresenta falhas quando o motor está frio e seu consumo fica em torno de 3,5 km/l. Na concessionária perceberam que o reservatório de água do radiador estava seco. Disseram que era um problema de fábrica. Foi necessário trocar a junta do cabeçote, limpar e fazer usinagem no comando e nas válvulas, além de trocar os retentores. Ou seja, foi uma retífica disfarçada, diz o médico.

Algo semelhante ocorreu com o C4 Pallas 2007 do gerente industrial Flávio César Pereira, de Campinas (SP). Aos 10 000 quilômetros meu carro começou a apagar. Tive que levá-lo à concessionária. Lá me disseram que o motor havia fundido por defeito de montagem, o que danificou a camisa dos cilindros e o bloco do motor. Falaram que a Citroën decidiria se trocaria o bloco ou todo o motor do carro, afirma Flávio.

Enquanto os proprietários do C4 Pallas sofrem com falhas no funcionamento com o motor frio, os donos do Peugeot 307 que utiliza o mesmo motor reclamam de superaquecimento. Foi o caso do 307 Sedan do estudante Thiago Nogueira Barcelos, de Brasília (DF). Um dia, enquanto minha irmã estava com o carro num congestionamento, ela viu fumaça saindo sob o capô. A água do motor estava fervendo. Ao levá-lo para a autorizada, mostraram que o reservatório de água estava vazio. O carro já superaqueceu duas vezes, afirma o estudante.

O motor causador de todos esses problemas é o mesmo: o 2.0 16V chamado EW10A, usado pela Citroën nos modelos C4 VTR, C4 Pallas e C5 e pela Peugeot nos 307 CC, Hatch e Sedan, além do 407. De acordo com mecânicos das oficinas autorizadas, o problema estaria nas juntas da tampa do cabeçote. Como a vedação não é bem feita, a água usada para refrigerar o motor escapa pelas juntas. Sem a água, o motor superaquece. A solução seria trocar as juntas a Peugeot substitui duas por três e a Citroën utiliza uma junta de espessura maior. Esse serviço é realizado quando os proprietários reclamam na concessionária. Quando não é trocado a tempo, o cabeçote pode até empenar.

As falhas de alimentação ocorreriam porque, quando o motor está frio, a água que está misturada ao combustível dentro dos cilindros ainda não evaporou, contaminando a gasolina. Segundo mecânicos, um conserto no motor do Peugeot 307, fora da garantia, varia de 1 600 a 2 000 reais.


--------------------------------------------------------------------------------

O POVO RECLAMA

Em um ano meu Peugeot 307 superaqueceu seis vezes. Sempre diziam que o problema estava no cabeçote, mas nunca resolveram.
Enio Mauro Dias, administrador de empresas, Valinhos (SP), dono de um Peugeot 307

Para eu chegar ao destino, eu precisava religar o carro várias vezes, pois o motor simplesmente apagava.
Raul Ferreira Junior, radialista, Belém (PA), proprietário de um Citroën C4 Pallas

RESPOSTA

A Citroën diz que soube de alguns casos de falhas no motor, que foram atendidos dentro da garantia. A Peugeot afirma que identificou alguns casos de deficiência de vedação na junta do cabeçote e que, nesses casos, os clientes tiveram seus veículos reparados em garantia.
Imagem
ninjaextreme
SS Member
 
Mensagens: 4180
Data de registro: Seg Dez 12, 2005 10:24 am
Localização: São Paulo

Mensagempor top_dog » Dom Ago 03, 2008 11:35 pm

Pqp, p*** gambiarra pra fazer em concessionária hein!!!
VW Gol CLi 1.6 1996
Honda CB 400 II 82
Yamaha Tenere 250 2011
Yamaha Super Tenere 750 96

Quebrando retrovisores por ai.
Avatar de usuário
top_dog
SS Member
 
Mensagens: 3806
Data de registro: Sex Mai 18, 2007 8:50 am
Localização: TaubaTURBO-SP

Mensagempor ScoP* » Seg Ago 04, 2008 9:59 am

por isso que devolvi o meu =p
Imagem
Avatar de usuário
ScoP*
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 11484
Data de registro: Sex Set 26, 2003 11:53 pm
Localização: Sp (ZL)

Mensagempor Gordóba » Seg Ago 04, 2008 10:06 am

Esse C4 Pallas é muito loko, mais por causa desse probleminha não compro mais!hehehe
XR 250 Tornado (só para trilhas!)
Imagem
Imagem

Descanse em paz HUGO, esteja sempre conosco!
Gordóba
SS Member
 
Mensagens: 6201
Data de registro: Qui Dez 18, 2003 11:05 pm
Localização: São Vicente-SP

Mensagempor Barreto » Seg Ago 04, 2008 1:20 pm

e claro que PSA não asusme o problema, normal bem Brasil!!!
Abraços


VW Golf 2.0 Comfortline
VW Gol VVT 16V Turbo
Imagem
Barreto
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 10494
Data de registro: Ter Mar 30, 2004 11:50 am
Localização: Itaim Bibi

Mensagempor WagnerSCCP » Seg Ago 04, 2008 1:45 pm

Brasil
Fale um mes de graça

Telexfree Um jeito novo de usar o celular Fala mais pague menos Duvida?
Então teste de graça por 1h Fale com + de 40 países
http://www.telexfree.com/ad/wagnersccp
WagnerSCCP
SS Member
 
Mensagens: 19734
Data de registro: Ter Set 14, 2004 12:17 am


Retornar para Geral Street Sampa

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Google [Bot] e 3 visitantes